Descubra como o Marketing de Influência pode ser parte fundamental na estratégia da sua marca

07 agosto 2022 Por Redação Litz

O que é Marketing de Influência:

Os Influenciadores Digitais são pessoas comuns que utilizam a internet para se comunicar, influenciar e atrair pessoas de uma maneira orgânica. Assim, o Marketing de Influência se dá quando empresas recorrem à popularidade e visibilidade de um Influencer Digital para divulgação de serviços e produtos.

Esse profissional tem o poder de persuadir e impactar de maneira positiva a jornada de compra do consumidor. Pesquisas comprovam que essa modalidade apresenta resultados reais, já que uma pessoa comum utilizando um serviço ou produto tende a passar mais credibilidade para o consumidor final do que um artista famoso, considerando que ele está sendo pago para divulgar.

O Marketing de Influência é fundamentado em 3 pilares, sendo eles: alcance (potencial de disseminação do conteúdo que o influencer possui), relevância (o quanto a opinião desse influencer conta perante seu nicho) e ressonância (número de pessoas que estão engajadas com o conteúdo do influencer).

 

Vantagens para pequenas marcas

Empresas menos conhecidas costumam utilizar de maneira inteligente a figura dos microinfluenciadores para representar sua marca. Eles atuam como uma ponte entre o produto e o cliente final, ajudando humanizar a marca e melhorar o engajamento.

Comprovadamente o Influenciador Digital tem um grande impacto na decisão de compra do público. Uma pesquisa realizada pela QualiBest mostra que hoje os influencers são a segunda fonte mais consultada na hora do consumidor escolher um produto e serviço, ficando atrás apenas de amigos/parentes. (Influenciadores já são a segunda fonte para tomada de decisão - Meio & Mensagem (meioemensagem.com.br)

 

O segredo é o planejamento

Assim como toda e qualquer ação de marketing, para trabalhar com Marketing de Influência é preciso realizar um planejamento estratégico. Confira alguns passos fundamentais para esse processo:

1. Tenha claro o objetivo da campanha. Alinhe previamente a finalidade da ação, quais canais pretende usar e o tempo de divulgação;

 

2. Defina um orçamento. A remuneração do influencer costuma variar de acordo com a quantidade de seguidores e o alcance de suas publicações. Então, é importante você ter em mente o quanto pretende investir na ação;

 

3. Encontre o influencer perfeito. Você precisa lembrar que a imagem dele será vinculada a sua marca, então você deve analisar minuciosamente o perfil da pessoa que pretende fechar parceria, e ver se o posicionamento dela nas redes está alinhado com o da sua empresa;

 

4. Alinhe o roteiro com o influencer. Pense na mensagem principal que deseja transmitir, sempre com foco no objetivo da campanha. No entanto, é

importante dar liberdade para que o influencer passe a mensagem de maneira autêntica, pois é isso que irá humanizar a mensagem;

 

5. Pense como irá acompanhar os resultado. É fundamental que antes de fechar um contrato você analise as métricas do perfil do influenciador, para que possa ter um parâmetro do alcance.

 

Formas de divulgação

Um passo muito importante no planejamento é determinar quais serão as formas de divulgação. As opções mais usadas são:

Publipost: consiste em uma divulgação paga, onde o contato pode ser feito tanto diretamente com o influencer quanto através de agências especializadas.

Parceria: ocorre quando a marca envia uma amostra ou lançamento de produtos para o influencer, os famosos “recebidos”, e, em troca, ele faz um post dando sua opinião.

Campanha: quando o influencer é envolvido de maneira mais intensa nas ações. Usando sua criatividade de diferentes maneiras, para gerar mais engajamento.

 

Mas afinal, dá resultado?

Comprovadamente o Marketing de Influência oferece resultados reais, pois, como já citado, uma pessoa que tenha envolvimento com determinado nicho utilizando o produto ou serviço passa mais credibilidade.

Além disso, o custo-benefício da ação com influencer é um dos mais satisfatórios, já que costuma ter o ROI maior que outras ações de marketing digital (Influencer Marketing Study (tomoson.com) . Também é um ótimo método para aumentar o número de clientes.

Ainda podemos afirmar que o Marketing de Influência é eficiente tanto para o B2C quanto para o B2B, tendo em vista que, por trás da tomada de decisão de grandes empresas, também há pessoas.

 

Saiba quais as principais tendências para a modalidade

Ainda sobre pensar as melhores estratégias para sua campanha de Marketing de Influência, é importante sempre estar ligado nas novas tendências para o meio:

Cocriação – Manter a autenticidade dos conteúdos é uma característica que sempre vai estar em alta no Marketing de Influência. Tentar sempre incluir o público nas criações é um diferencial muito importante, sendo essa a importância da cocriação. Essa estratégia pode ser executada tanto entre a marca e influencer, como entre o influencer e o público.

Automação – Quem trabalha com Marketing Digital já está familiarizado com as ferramentas de automação, no entanto, elas podem ser usadas até mesmo para encontrar o influenciador mais adequado para sua marca.

Inteligência Artificial – com os detalhamentos de dados obtidos através da Inteligência Artificial, é possível criar campanhas mais assertivas. O recurso também pode ser usado para encontrar o Influencer perfeito.

Variação no formato do conteúdo – a utilização de diferentes formatos e plataformas para criação de conteúdo está mais em alta que nunca. Basta usar a criatividade e abusar dos recursos que as redes sociais disponibilizam.

 

E aí, já está pensando em investir no Marketing de Influência? O primeiro passo é saber detalhadamente todas as estratégias do Marketing Digital. Uma dica é o curso Marketing Digital da Sprint Pro.

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